HIGIENE DO SONO...DICAS PARA MELHORAR SUA NOITE DE SONO

04/12/2011 12:34

Nada como uma noite bem dormida para recuperar as forças e o ânimo. Todos nós necessitamos diariamente de um sono reparador, e para isso é preciso manter um padrão vigília-sono adequado. Caso contrário, uma noite mal dormida, pode causar: fadiga, cansaço, tensão, diminuição do rendimento intelectual, ansiedade, sonolência diurna, dores musculares e irritabilidade. Alguns hábitos considerados saudáveis podem contribuir para evitar esses desconfortos e ter uma boa noite de sono, tais como:


 Procurar dormir e acordar sempre no mesmo horário, evitando grandes variações;
 Dormir apenas o necessário, pois cochilos longos durante o dia podem interferir no seu sono noturno, as sestas não devem passar de uma hora e meia;
 Não utilizar o quarto para trabalhar, comer ou estudar;
 Ler ou assistir tv antes de dormir prejudica o sono de quem já tem insônia;
 Não realizar exercícios físicos de seis a quatro horas antes de dormir;
 Nunca tentar resolver problemas antes de dormir, deve-se relaxar;
 Não ingerir alimentos ou bebidas estimulantes antes de dormir, como café, chá preto, chocolate;
 Não ingerir bebidas alcoólicas porque perturbam a qualidade do sono e pioram os roncos de quem tem predisposição;
 Não fumar porque a nicotina favorece a insônia;
 Não ingerir alimentos de difícil digestão no jantar, optar por refeições leves;
 Manter um ambiente propício para o sono, pouca variação de temperatura, colchão confortável, ambiente silencioso e sem luminosidade;
 Caso mesmo mantendo hábitos saudáveis que favoreçam o sono ocorram distúrbios, faz necessário a procura de um médico especialista para ajudar no problema.


É importante salientar que estas recomendações não valem para todos porque o padrão de sono se altera com a idade, nos distúrbios ou problemas de saúde. Vale lembrar que a quantidade e qualidade do sono interfere na saúde física e mental, por isso, cuide-se.