DEMÊNCIA VASCULAR

26/10/2012 00:23

Demência Vascular (Multi-infarto)

A demência vascular é a segunda causa mais comum de demência após a doença de Alzheimer. É responsável por até 20% de todas as demências e é causada por danos no cérebro oriundos de problemas cerebrovasculares ou cardiovasculares (geralmente AVC). Também pode resultar de doenças genéticas, endocardite (infecção de uma válvula do coração), ou angiopatia amilóide (um processo em que a proteína amilóide se acumula nos vasos sanguíneos do cérebro, causando, por vezes, hemorragias cerebrais). Em muitos casos, pode coexistir com a doença de Alzheimer. Ao contrário de pessoas com doença de Alzheimer, as pessoas com demência vascular muitas vezes mantêm a sua personalidade e os níveis normais de capacidade de resposta emocional até os últimos estágios da doença.

Pessoas com demência vascular freqüentemente vagueiam à noite e muitas vezes têm outros problemas comumente encontrados em pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral, incluindo depressão e incontinência.

Demência vascular

Existem vários tipos de demência vascular, que variam um pouco em suas causas e sintomas. Um tipo, chamado demência multi-infarto, é causada por numerosos pequenos derrames cerebrais. Demência multi-infarto inclui tipicamente múltiplas áreas danificadas, denominadas infartos ou isquemias, juntamente com lesões extensas na substância branca, ou de fibras nervosas, do cérebro. Embora nem todos os acidentes vasculares cerebrais causem demência, em alguns casos, um único AVC pode danificar o cérebro o suficiente para causar a demência. Esta condição é chamada "single-infarct dementia" (demência por infarto único, geralmente extenso).

A demência é mais comum quando o derrame ocorre no hemisfério cerebral esquerdo e / ou quando envolve o hipocampo, uma estrutura do cérebro importante para a memória.

Outros tipos de demência vascular incluem a doença de Binswanger e CADASIL (arteriopatia cerebral autossômica dominante com infartos subcorticais e leucoencefalopatia).

Tipos de Demência Vascular:

A Demência Vascular pode ser:

-Demência vascular de início agudo: Desenvolve-se usual e rapidamente em seguida a uma sucessão de acidentes vasculares cerebrais por trombose, embolia ou hemorragia. Em casos raros, a causa pode ser um infarto único e extenso.

- Demência por infartos múltiplos: Demência vascular de início gradual, que se segue a numerosos episódios isquêmicos transitórios que produzem um acúmulo de infartos no parênquima cerebral. Demência predominantemente cortical.

- Demência vascular subcortical: Demência vascular que ocorre no contexto de antecedentes de hipertensão arterial e focos de destruição isquêmica na substância branca profunda dos hemisférios cerebrais. O córtex cerebral está usualmente preservado, fato este que contrasta com o quadro clínico que pode se assemelhar de perto à demência da doença de Alzheimer.